06 meses de Québec… E aí???

Publicado: 22/09/2012 em Novidades
Tags:

O tempo voa quando temos tanto a fazer!! Sei que é lugar comum, mas a gente nem percebe o tempo passar, de verdade!! Há exatos 06 meses, no dia 21 de março, desembarcamos aqui em Québec. Cheios de expectativas, medos, dúvidas… Ainda me lembro como se fosse hoje da despedida difícil no aeroporto e da chegada aqui, depois de tantas emoçoes! Rever os amigos que já estavam aqui foi muito bom, e devemos muito a eles. Fomos muito bem acolhidos e orientados sobre onde ir e o que fazer primeiro!!

Mas e aí, valeu a pena?

Muita gente nos faz essa pergunta, mas acho que ainda é muito cedo para fazer qualquer avaliaçao desse tipo, mas estamos adorando cada minuto aqui. nao é fácil, mas nao é por isso que deixa de ser bom! A adaptaçao é sempre complicada: idioma, cultura, tudo é tao diferente… Precisamos manter a mente aberta, os pés no chao e ter paciência, aprendemos algo novo a cada dia!

Estamos felizes?

É claro que estamos! A experiência é maravilhosa e muito enriquecedora! A oportunidade que estamos tendo nao é para todos, é um privilégio! Conviver com gente do mundo inteiro, aprender e descobrir coisas novas a cada dia nos motiva a seguir em frente… Amadurecemos muito nesses 06 meses, a visa de mundo muda, as referências mudam, o modo de pensar e viver mudam… Me sinto uma pessoa melhor, menos preconceituosa e muito mais tolerante às diferenças, isso nao tem preço!!!

E o clima, muito frio?

Muita gente me pergunta isso, inclusive no verao essa era a pergunta número 1! Gente, aqui também faz calor, e muito!!! Verao aqui pode ser mais quente que em salvador, acreditem!!! E nao tô tirando onda nao!!! E o calor é diferente, é mais difícil de respirar que em Salvador, entao nao, nao gostei muito do calor… Mas o que podemos fazer no verao… Uma infinidade de atividades fora de casa, parques, piscinas públicas, pique-niques, passeios de bicicleta ou de patins… Fora os eventos organizados por toda a cidade e a estrutura das ciclovias, que nao posso deixar de mencionar!!! No verao, se o dia está bonito, tem que aproveitar fora de casa, esse é o lema!!! E seguimos à risca!!!

A primavera é bem bonita, a cidade fica cheia de tulipas… Nao consegui encontrar nenhuma foto para postar, mas é bem legal! Ainda nao tinha morado em um lugar com as estaçoes tao definidas, isso é muito legal, você consegue ver gradualmente cada estaçao chegando… O outono acaba de chegar, as temperaturas já estao mais baixas e as árvores trocando de cor… Vou tirar umas fotos e posto aqui para vocês verem (se eu nao me esuqecer!! Hehehehehe)…

E o francês?

Devo dizer que nao é fácil, vai demorar bastante para o francês ficar realmente bom (para nao termos que procurar palavras e conseguirmos usar os termos mais adequados em determinadas frases)… Mas estamos nos virando muito bem! Eu já cheguei com um nível legalzinho, o que me rendeu um emprego de recepcionista em um hotel-boutique no Vieux-Québec, mas estou fazendo a francisaçao do governo. Por enquanto estou conseguindo fazer os dois, estudar e trabalhar, flexibilizaram os meus horários no trabalho e reduzi um pouco as minhas horas, para conseguir estudar. Ale também está na francisaçao, mas eu um lugar diferente (eu estou na Laval e ele no Cégep Saint-Foy) e está adorando! Agora é a época de focar no idioma, para depois seguirmos com os planejamentos de carreira. Mas depois faço um post só para falar da francisaçao, o que queria dizer é que nao é muito fácil, mas cada dia fica menos difícil se expressar em outro idioma… E trocar do francês pro inglês (no meu caso, que trabalho com os dois idiomas todos os dias) fica mais fácil, acreditem! Hoje (04 meses depois de começar a trabalhar lá no hotel) é muito mais natural e quase nao misturo os idiomas, ou seja, melhora!! Hehehehehe!!!

E aí, vao voltar para o Brasil?

Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooooooooooo!!! Nao que nao ame o meu país, mas a vida aqui é muito menos difícil que no Brasil. A gente batalhava muito no Brasil e era muito difícil conseguir as coisas. Aqui a gente ainda está na fase da batalha, mas vemos que temos realmente chances de conquistar o nosso lugarzinho ao sol (aaaahhh, o sol!!). As coisas estao aí para todos, você tem que fazer o seu dever de casa para alcançar, mas é isso, só depende de você!!!

Bom, é isso! Queria fazer um post contando um pouco como as coisas têm andado por aqui… Sei que estamos meio sumidos, mas a vida aqui é mesmo corrida e nao vou prometer escrever logo, mas nao vamos encerrar o blog por enquanto, entao, quando tiverem saco e um tempinho, dêem uma passada por aqui. A gente demora, mas manda notícias!! E se vocês tiverem alguma dúvida ou quiserem pedir que a gente fale de algum assunto específico, fiquem à vontade!!

E um bolinho para comemorar!!!

Beijo grande para vocês e até a próxima!!

Vivi

comentários
  1. Dea disse:

    Que bacana o seu depoimento! Obrigada por compartilhar…
    beijão!

    • Vivi e Ale disse:

      Oi Dea!! Que bom que você gostou, a gente demora de postar, mas sempre que dá mandamos notícias, lembro como era bom ler os depoimentos de quem já estava por aqui antes de vir…

      Beijao!!

      Vivi

  2. Erika Morais disse:

    Vivonces!! Que lindo seu texto. Me identifiquei e lembrei quando escrevia o de Keka na terra da rainha. Adorei uma frase que colocou: “nao é fácil, mas nao é por isso que deixa de ser bom!”. Parabéns pelos frutos que estão colhendo, força pra seguir em frente, e que bom que está ai com seu marido, e amigos. Isso é primordial. Aprendendo a cada dia, e melhorando como pessoa e profissional, esse é o foco de vida, que ai, fica muito latente. Também fiquei mais aberta as diferenças, menos besta pra certas coisas, engraçado que não nos damos conta de quanto somos pré conceituosos, antes de conviver com elas(as diferenças).
    Curta muito tudo, cada nova rua, novo parque, nova estação, o primeiro floco de neve, ai tem esquilo? Tudo já dá certo 🙂 Beijo grande aqui do meio do mar. Tô embarcando ainda, mas mais feliz porque tô namorando com um cara especial, que parece minha versão masculina. Tô feliz por isso. Vou indo, e agora que vi seu blog, vou entrar sempre que puder. É uma felicidade ver quem a gente gosta bem, e feliz.

    • Vivi e Ale disse:

      Kekaooooooo!!!

      Me lembro bem das aventuras de Keka na terra da rainha, adorava ler os seus textos!!! Que bom que você gostou, é legal saber que tem gente que gosta do que a gente escreve… Nao é fácil mesmo, mas é uma experiência maravilhosa!!! E você, quando vai dar uma passadinha por aqui??? A cidade é linda!!! E é verdade, a gente nao percebe os preconceitos que tem até que se depara com uma sociedade diferente… Tem que manter a mente aberta sempre!!! Tô curtindo cada estaçao, e aguardando ansiosamente o inverno!!! E sim, aqui tem muito esquiloooo!!!! Um monte nas ruas, nos parques, só me lembro de Tico e Teco!! Hahahahaha!!! Bom saber que está feliz e amando, é isso mesmo que você falou, a gente fica feliz em saber que quem gostamos está feliz, devemos nos mandar notícias mais frequentemente!! Passe sempre por aqui sim, apesar de que nao postamos tao frequentemente assim!! Rsrsrsrsrs

      Beijo grande!!!

      Vivi

  3. Olá, adorei o seu post!! Muito Explicativo, claro e objetivo!!!

    É bom ver que tudo está dando certo 😀
    e só vai melhorar heheh 😀

  4. Para quem ainda está aqui no Brasil, é muito bom ler esse tipo de depoimento. Ficamos aqui sonhando com a vida no Québec e toda e qualquer descrição da vida por aí no dia-a-dia é empolgante para nós! Obrigada por compartilhar.
    Abçs,
    Lidia.

    • Vivi e Ale disse:

      Oi Lidia!!

      Que bom que gostou!!! Me lembro bem dessa sensaçao das coisas nao andando, ler notícias de quem já está do lado de cá ajuda mesmo, toda essa espera mexe muito com a gente… Acho que se a gente conseguisse manter a cabeça mais aí no Brasil enquanto estamos nesse limbo, tudo seria mais fácil… Pena que nem sempre funciona assim, né??

      Andei lendo seus últimos posts e acho que é legal mesmo tirar um pouco a cabeça disso… Inclusive eu fiz isso (de uma maneira muito mais radical, diga-se de passagem), quando estava completando 11 meses de federal… Cortei qualquer acesso meu à internet fora do trabalho, nao olhava facebook, e-mail, nada! Ajudou bastante, apesar de ter me deixado meio por fora dos assuntos internéticos… É isso, temos que tentar tirar toda essa expectativa da nossa cabeça pelo menos um pouquinho…

      Mas se posso te dizer uma coisa, apesar de todo o stress do processo e da demora, cada segundo esperando no Brasil valeu a pena!! Você vai ver quando chegar pelas bandas de cá!! Estamos aqui na torcida pelo processo de vocês e vao postando sempre as novidades!!!

      Beijao!!

      Vivi

      • Oi, Vivi!

        Valeu pelo apoio moral! É isso mesmo, tenho tentado “dar uma desligada” do processo para não pirar e vem dando certo… Eu não consigo ficar longe do mundo internético como você, radicalmente, fez porque sou viciada… Hehehe… Mas eu posso me desligar da “urgência” que sinto em relação ao recebimento do visto.

        Vai demorar e não há nada que eu possa fazer sobre isso, então tenho que me distrair e aceitar o fato de que vai demorar, oras! Hehehe…

        Tenho certeza de que vai ter valido a pena quando estiver aí… =D

        Continue escrevendo no blog!
        Beijos,
        Lidia.

      • Vivi e Ale disse:

        Oi Lidia!!

        Ah, para mim só foi possível graças à santa Tv que você nao tem em casa… Hehehehehe!!! Sou viciada em séries, entao aproveitei e me atualizei! Como tínhamos tv por assinatura, isso também facilitou bastante, e de quebra ainda pude manter o meu inglês afiado (que foi mais que uma mao na roda aqui)!!!!

        Mas tem que agradecer nao, nao faz muito tempo estava nessa mesma angústia sua, e isso é um saco, independente de quanto tempo demora… O nao saber quando vai sair e essa mudança de prazos a cada semana mata qualquer um do coraçao!!! Rsrsrsrsrs!!

        Tem que manter o pensamento assim mesmo, por mais estressada que você possa ficar, isso nao vai fazer o seu processo andar mais rápido. Entao quanto melhor você conseguir aproveitar o finzinho da temporada brazuca, melhores serao as lembranças que vai trazer!!! Tem que tentar encarar da melhor maneira possível mesmo…

        Beijao, boa sorte e paciência, muita paciência… Hehehehe!!!

        Vivi

  5. Vanessa disse:

    Oi Vivi, muito legal o seu blog. Queria conversar mais com vc. Tem Facebook ou pode me passar seu e-mail?Bjs!

  6. Vanessa disse:

    Oi ViVi, já te mandei 1 e-mail! Obrigadaaa!! Bjs

  7. Olá, Vivi que bom que estão indo bem aí no Canadá. Bem bacana ver os brasileiros vencendo nas terra geladas. Abraços

  8. Olá Canadá disse:

    Muito legal!! Gostaríamos de saber como está aí hoje. Conte a sua experiência. Se der entre em contato com a gente! Estamos indo em 2016 para Vancouver ou Toronto. Queremos ouvir mais pessoas que estão aí…

    blog Olá Canadá!
    Abraços,
    Dan e Jo

Deixe um comentário