Chegamos!!!

Publicado: 29/03/2012 em Novidades
Tags:

Pessoas!!!

Nao, nós nao esquecemos de vocês!! Mas sabem como é a correria da chegada, né??

Entao, nós chegamos aqui na quarta-feira passada, ontem fez 01 semana. A nossa chegada estava prevista para as 08:33, mas de fato aterrissamos em Québec por volta das 16:00. E aí você se pergunta: anh???? E eu vou contar a nossa odisséia, que merece um capítulo à parte!!

Em Salvador, o voo partiu pontualmente às 15:45. A despedida foi bem difícil, mas conseguimos sobreviver… Vamos ver até quando a gente segura a onda aqui sem chorar! rs

Chegando em Sao Paulo, começou a verdadeira maratona!  Nosso voo pousou às 18:30 e às 20:20 sairia o voo até Toronto. Tivemos que atravessar o aeroporto até o Guichê da Air Canada. Eles conferem documentos, vistos, e validam o cartao de embarque. Isso foi super rápido, tem uma fila específica para passageiros em conexao e sem bagagem a ser despachada (nosso caso, uma vez que a Tam aqui em Salvador já havia despachado todas direto até Toronto). Ainda demos uma parada para comer e, seguindo a recomendaçao da funcionária da Air Canada, nao demoramos muito para ir para a sala de embarque. Passaríamos ainda pelo raio-x (tive que tirar até os sapatos) e pela Polícia Federal (e na PF ela nos avisou que a fila normalmente era longa)… Como chegamos meio cedo, quase nao havia fila nenhuma e fomos aguardar a chamada para embarque no voo no portao que eles nos indicaram.

Embarcamos, nos acomodamos e o voo a Toronto foi super tranquilo. Quase nao dormi, mas acho que foi mais pela tensao mesmo, e por incrível que pareça nao morri de frio. Achei o atendimento e o serviço de bordo muito bons, embora acredite que as poltronas poderiam reclinar um pouco mais para que a viagem fosse um pouco mais confortável. Mas tudo bem, se eu quisesse poltrona reclinando, que eu tivesse comprado os bilhetes na 1a classe, nao é verdade?? Rsrsrsrs

Chegamos em Toronto e foi mais uma maratona! A chegada aconteceu por volta das 04:45 (cerca de uns 15 minutos antes do previsto) e a nossa conexao era às 07:00!! Até Toronto, a mae de uma amiga nossa que mora em Montréal estava conosco. Ajudamos no que foi preciso (como ela nao fala nem inglês e nem francês, ajudamos com o formulário que temos que preencher no aviao para entregar na imigraçao, a passar pela alfândega e a encontrar o portao de embarque da conexao dela, que partia às 08:00). Mas vamos à nossa maratona: passar na alfândega foi super tranquilo. Aproveitamos e passamos junto com a mae da nossa amiga, para ajudá-la. De lá, passamos pela imigraçao, que foi também muito tranquila. Ela nos pediu o endereço de onde iríamos ficar (como o nosso era temporário e os nossos amigos estavam com mudança marcada pro dia 01 de maio, a nossa carteirinha de residente permanente nao foi solicitada lá – só poderemos fazer a solicitaçao quando assinarmos o bail – que espero resolver logo!!), perguntou quanto estávamos trazendo em dinheiro (apenas falamos, nao precisamos comprovar nada) e voilà! Passaportes devidamente carimbados!

Corremos entao para retirar as bagagens na esteira. Como nao tínhamos 2 dólares canadenses em dinheiro e nossos cartoes de crédito ainda estavam bloqueados, tivemos que levar as 04 no braço mesmo. Foi muito sofrido! Deu uma trabalheira danada, pois eram 04 malas de 32Kg cada!! Mas conseguimos. Despachamos as benditas e passamos pelo Raio-X. Entao corremos para descobrir qual era o portao de embarque da nossa conexao! Demoramos mais do que o esperado, pois a tela onde constam estas informaçoes lá no aeroporto de Toronto é organizada por ordem alfabética e demoramos um pouco até entender… Mas descobrimos qual era o portao e conseguimos encontrá-lo a tempo. Embarcamos no voo a Québec e mais ou menos 01 hora e meia depois, o aviao começa a voar em círculos. O capitao avisa que é devido a uma neblina que cobre o aeroporto de Québec e que está sem visibilidade. Roda ainda por pouco mais de uma hora, quando decide retornar a Toronto. Pois é meus amigos, depois de chegar a Québec tivemos que voltar para Toronto!

De volta ao aeroporto, devemos procurar o guichê de atendimento ao cliente da Air Canada, para que sejamos acomodados em um novo voo. Sem problemas. A fila estava um pouco longa, mas fomos atendidos bem rápido e sem dificuldades. Perguntamos à funcionária sobre as nossas malas e ela nos diz para ficarmos despreocupados, pois elas seriam encaminhadas ao novo voo. Beleza! Neste ponto, eu já estava começando a ficar um pouco preocupada, pois a funcionária da Tam no aeroporto de Salvador deixou passar quase 01Kg de excesso de bagagem e a política da Air Canada com relaçao a este assunto é bem clara: bagagens acima de 32Kg simplesmente nao embarcam. A gente teria que comprar um nova mala, retirar o excesso e pagar o despacho de uma mala adicional. Pensem no stress! Rs

Mas como elas seriam levadas direto da esteira para o aviao, sem necessidade de redespacharmos, ficamos tranquilos! Maravilha! O portao de embarque para o novo voo (cerca de 02 horas mais tarde) era o mesmo do voo anterior, entao corremos para comprar um cartao telefônico, afinal nossos amigos estariam nos esperando no aeroporto de Québec e precisávamos avisá-los que estava tudo bem e que hora chegaríamos. Combinamos de ligar novamente quando estivéssemos já no solo, a casa deles fica a uns 15 minutos do aeroporto. Comemos e aguardamos.

Finalmente chegamos a Québec! Depois de tanta confusao, a chegada teve um gosto ainda mais especial! Enquanto eu vou ligar para os nossos amigos, Ale corre para aguardar as nossas bagagens na esteira. Só que a esteira para e nada de malas! Mais confusao! Como vimos várias outras pessoas que estavam no mesmo voo da gente aguardando as bagagens, deduzimos que a funcionária lá em Toronto nos passou a informaçao errada. Provavelmente teríamos que ter ido buscar as malas na esteira para redespachá-las. Registramos a perda e com os recibos das bagagens ele já localizou e avisou que elas estavam em Toronto e seriam trazidas a Québec no voo seguinte. Deixamos o endereço e telefone dos nossos amigos e fomos para a casa deles aguardar as benditas malas.

Por volta das 20:40 (mais ou menos 01 hora depois que o voo seguinte pousou – sim, eu tratei de olhar o horário de chegada do bendito para termos uma idéia de que horas poderíamos tomar banho), eles ligaram avisando que todas as nossas malas haviam sido encontradas e que até as 22:00 elas seriam entregues aqui. Coisa boa! As malas todas chegaram inteiras e, finalmente, acabou o stress da chegada (da chegada, pois ainda teremos muitos pela frente!!)!

No dia seguinte já providenciamos os documentos todos, agendamos o rendez-vous no MICC para uma palestra que é tipo as boas vindas e que é o começo para ter acesso aos outros serviços todos oferecidos pelo governo para a nossa integraçao. Estamos agora na busca pelo apartamento para alugar, estamos procurando algo disponível ainda para o mês de abril, vamos ver se vai rolar…

Ontem abrimos a nossa conta num banco daqui (ainda estou devendo o post falando sobre como trouxemos o nosso dinheiro, assim que finalizarmos esse processo de abertura de conta + liberaçao dos cartoes de crédito escrevo um post abrangendo toda esta parte. Acho que fica melhor compilar tudo num post só).

É isso! Tem feito um frio da zorra aqui em Québec, temperaturas entre 10 e -10 °C (sem contar a sensaçao térmica, que pegamos de -17 °C na semana passada). Caiu uma nevinha fraca no domingo, que fez a alegria da galera (eu e Ale!!!) e ontem nevou o dia inteiro!! Ainda temos previsao de neve para hoje, vamos ver se dá para encarar a rua!! Rsrsrsrs

O post ficou longo, entao quando tivermos mais novidades, passamos por aqui para avisar!

Beijo e à tantôt!

Anúncios
comentários
  1. Tania disse:

    Muito legal a narrativa de vcs.
    Realmente parece que pra gente tudo é mais complicado. Quando decidimos fazer este processo a vida parece que nos escolhe pra carregar todas as coisas mais complicadas do universo….
    Parabéns pela chegada.
    Mandem notícias pelos posts…
    Abçsss,…

    • Vivi e Ale disse:

      Olá Tania!

      Você agora sintetizou bem tudo o que tenho pensado! Mas essas coisas que acontecem acabam nos fazendo bem, pelo menos eu acredito que as dificuldades nos fortalecem e deixam a vitória ainda mais saborosa!!

      Obrigada por ainda acompanhar este humilde e meio abandonado blog e pela torcida, assim que tivermos mais novidades postaremos aqui, com certeza!!

      Beijo grande!!

      Vivi

  2. Lais disse:

    Ai, que bom receber notícias de vcs, Vivi, continue mandando notícias!Torcendo que dê tudo muito certo!!!:-))

  3. silviaalexandre@ig.com.br disse:

    No final tudo dá certo. Que bom que vocês chegaram bem !!!

    Espero ve-los em breve.

    bjs

  4. André disse:

    Parabéns e muito sucesso por ai….
    Aproveita bastante que quero vcs como vizinhos lah em Montreal…
    Grande abraço e logo logo (que o consulado quiser)
    a gente se encontra.

  5. gabriela disse:

    entao bienvenue au QC!

  6. Kelly disse:

    Vivi e Ale, que maravilha que vcs chegaram bem.
    Eu por algo pareceido referente as malas, quando fui para Vancouver, mas no final deu tudo certo.
    MAis uma vez desejo tudo de bom para vcs e espero que em breve passa conhecer vocês aí em Quebec.

    • Vivi e Ale disse:

      Oi Kelly!!

      Esse problema com as malas foi realmente estressantes, ainda bem que tudo se resolveu!!! Obrigada pela torcida!!!! Se algum dia vier para as bandas de cá, vamos combinar alguma coisa!!!

      Beijo!!

      Vivi

      • Kelly Cristiane disse:

        Vivi, eu irei dar estrada no meu processo de imigração só estou na dúvida se dou entrada por Quebec ou Manitoba, essas mudaças no processo estão muito complicadas.
        Ano que vem irei fazer um programa de 2 anos de estudos e trabalho por aí.
        Mas pode deixar que quando chegar eu quero encontar vcs sim.Bjim

      • Vivi e Ale disse:

        Oi Kelly!!

        Entao quando você chegar do lado de ca, combinamos de nos encontrar! Boa sorte!!

        Beijo!

        Vivi

  7. Gabi disse:

    Isso é um absurdo!!
    Como é que eu só recebo notícias via blog!?

    Hahahahha!! Foi ótimo saber notícias detalhadas, não vejo a hora de conversarmos ao vivo via skype.

    Beeeeeeeeeeeeeeeeeeijo!!!

    • Vivi e Ale disse:

      Gabiiiiiiiiiiiiiii!!!

      Amanha vamos nos falar e te conto tudo com detalhes!! Estava esperando ter mais uma novidade antes de te mandar as news todas por e-mail, mas como só teremos a confirmaçao na segunda, vamos nos falar antes disso!!

      Saudade enorme de vocês todos, incluindos os meus meninos, claro!!

      Beijo e até amanha!!!

      Vivi

  8. Patrick disse:

    Olá. Primeiramente parabéns pela chegada ao Québec. Acompanho o blog meio de longe. Ver vcs realizando um sonho me projeta daqui a poucos anos realizando o meu de morar no Canada.
    Agora eu tenho uma pergunta muiiiito específica e delicada, se quiser pode me responder por email, ou nem responder. Rsrs! Sou piloto da GOL aqui no Brasil e agora em agosto eu e minha esposa iremos passar 5 semanas em Montreal estudando o francês. Planejamos, após nossa chegada ao Brasil, enviar o dossiê para o México requerendo o CSQ. Minha pergunta é: Qual é o valor ideal para se levar em dólares canadenses quando se imigra ao Canada? Um casal, por exemplo… Qual seria um bom valor para se viver de maneira razoavelmente tranquila até arrumar um emprego? Alugando ap, mobilia, roupas de frio, essas coisas básicas de quem vai começar uma nova vida. Se vc quiser responder, serei muito grato, se não, sem problemas, é uma pergunta delicada mesmo.
    Torço para que tudo dê certo para vocês. O sabor da realização de um sonho é algo indecifrável! Um abraço,
    Patrick

    • Vivi e Ale disse:

      Olá Patrick!

      Desculpa a demora em responder ao seu comentário, mas essa é realmente uma pergunta bem específica. Digo isso nao por achar que é uma pergunta indelicada, mas porque a resposta vai depender do padrao de vida que vocês têm aí e qual o padrao que vao querer manter aqui no começo. No meu caso, por exemplo, a gente trouxe menos do que o necessário para abrir uma conta Premier no HSBC, ou seja, muito menos do que muitas pessoas que conhecemos trazem. Mas, ainda no Brasil, começamos a fazer alguns sacrifícios e a cortar algumas coisas que consideramos desnecessárias para o dia-a-dia (ainda se escreve assim?) e aqui, viemos com o pé no chao.

      Como nao trouxemos muita grana e o emprego nem sempre vem quando a gente quer, estamos levando uma vida bem modesta por aqui. Sem apertos, mas sem luxos. Entao ainda estamos nos privando de ir a bares e restaurantes com os amigos que estao aqui e já trabalham, por exemplo. E a nossa casa ainda nao está totalmente mobiliada. Nao digo isso para assutar ninguém e repito, nao estamos passando aperto, mas volto ao ponto que falei logo no começo desta resposta: a quantia a trazer vai depender muito do seu padrao de vida e, arrisco dizer, dos sacrifícios que vocês estao dispostos a fazer por aqui, em termos de abrir mao de todo o conforto que têm no Brasil enquanto estiverem dando os primeiros passos na nova vida do lado de cá.

      Outra coisa que deve ser levada em conta é também o tipo de lugar onde vocês vao querer morar. Aqui em Québec, por exemplo, nós moramos um pouco mais longe do centro e pagamos num 4 1/2 100$ a menos que um casal de amigos nossos que mora em um 3 1/2 a 10 minutos de lá. Eles nao abriram mao da localizaçaao do apartamento deles (que é lindo e bem espaçoso para um 3 1/2, mas que tem um cômodo a menos e custa mais caro que o nosso)… É uma questao de saber exatamente o que vocês buscam na cidade, para entao escolher o bairro…

      Uma sugestao que acho super válida é dar uma olhada no kijiji.ca , para terem uma idéia dos valores cobrados no aluguel e depois dar uma olhada no que tem nas redondezas do apartamento que acharem mais legal. O google street view é uma ferramenta muito legal para quem aainda está no Brasil e nao faz idéia de como seja a cidade. Uma outra dica é, se vocês forem morar em Montréal, aproveitarem essa primeira visita para dar uma caminhada pelas ruas e tentar identificar um lugar onde vocês morariam. E a partir daí tentar fazer uma projeçao dos gastos mensais de vocês e tentar trazer uma quantia que dê para vocês ficarem, pelo menos, 06 meses por aqui sem trabalhar (eu diria ainda que 06 meses é pouco, principalmente para profissoes que têm de passar por todo um processo de validaçao de diploma e tal). Mas nessa questao de grana, quanto mais conseguirem trazer, melhor, pois esta é uma das grandes preocupaçoes dos recém-chegados aqui (inclusive a nossa, pois o dinheiro vai saindo e a gente vê a reserva diminuindo, sem saber quando conseguiremos uma renda por aqui)… E tente sempre trazer mais do que o seu planejamento demonstrou que vocês precisam trazer, pois aqui surgem muitos gastos inesperados, com roupas, acessórios para a casa e etc… E uma coisa que percebo que é o principal comentário da grande maioria dos imigrantes é: a gente sempre gasta muito mais do que previu antes de chegar aqui!

      Sobre os gastos com as roupas de inverno, isso também acaba sendo bem relativo, pois vai depender se vocês vao chegar em uma época onde terá muita promoçao, se vao topar comprar roupa usada ou se esse quesito nao tem negociaçao e vocês nunca vestiriam roupa usada na vida… Também como ainda nao passamos um inverno aqui, ainda nao sabemos exatamente quanto se pode gastar com este tipo de roupa. Inclusive, chegamos numa época em que eu tinha certeza que encontraríamos várias promoçoes de roupa de inverno, mas nao tinha mais nenhum casaco de frio nas lojas…

      Acabei nao sendo muito específica e nem tocando em valores, mas espero ter ajudado um pouco com relaçao à sua dúvida. E precisando, estamoss por aqui!

      Ah! E brigadao pela torcida e por ainda acompanhar o blog!!

      Abraçao!!!

      Vivi

      • Patrick disse:

        Vivi, eu que agradeço pela resposta. Foi bem útil. Falando em útil, dei uma bela olhada no site que vc me recomendou, olhei os preços etc.

        Me diz uma coisa, aqueles valores de aluguel que mostra alí, já estão incluídos o valor do condomínio? Pq nenhum apartamento que vimos falava de valor de condomínio.
        E as despesas com água, luz, gás, tv a cabo aí, são altas?

        Vc acredita que com Can$ 2.800,00 por mês um casal consegue viver razoavelmente tranquilo, alugando um ap confortável para morar (não almejamos nada de luxo, apenas um certo conforto que todos buscam). Nesse valor já estaria incluso tbm alimentação. Será que um casal vive pagando tudo e ainda se alimentando com essa grana por mês?

        Uma outra pergunta, o que seria exatamente 3 1/2, 4 1/2??? Seria o número de cômodos mais o banheiro? Tentei entender e não conseguimos. Rs!

        Estamos indo à Montreal agora em Agosto 2012, fazer um Intercâmbio de 5 semanas de francês, espero que seja útil para tirarmos o certificado TCF-Québec quando voltarmos ao Brasil no meio de Setembro (iniciamos o curso de francês em Março desse ano).

        Mais uma vez o meu muito obrigado pela ajuda. Somos mto gratos, de vdd. E estamos aqui na torcida por vcs, pq amanhã seremos nós. Rs!

        Um abraço,

        Patrick

      • Vivi e Ale disse:

        Oi Patrick!!

        Então, eu ACHO (não tenho certeza dessa informação, porque moramos em um prédio pequeno, de repente alguém que more em um prédio que tenha uma estrutura de lazer e elevadores possa responder melhor à sua pergunta) que não tem cobrança de condomínio aqui.

        Pelo menos não fiquei sabendo de nenhum prédio que cobra isso aqui em Québec, mas friso que moramos num prédio pequeno e os nossos amigos também…

        Sobre luz, água quente e aqueccimento, ainda não posso te falar se é caro (aqui, no nosso caso, recebemos a conta a cada 02 meses e ainda não recebemos a primeira conta). Digo no nosso caso porque tem um tipo de serviço específico que a Hydro-Québec oferece que se chama versements égaux – onde é estabelecido um valor fixo a ser pago mensalmente (de acordo com o histórico de utilização do imóvel) e no final de um período eles verificam quanto você pagou e quanto de fato foi gasto e a diferença é acertada (caso você tenha gasto mais, paga a diferença. Se pagou mais, recebe a diferença).

        Com a tv a cabo, a gente fez um forfait com a Bell. Fizemos internet, telefone fixo (no pacote básico) e tv (no pacote mais básico) e pagamos 88,00$ por mês, sendo que a nossa internet é boa… Não acho caro, porque no Brasil, só de tv a cabo a gente pagava mais de R$ 100,00 (não converto os valores a reais, porque essa comparação tem que ser mesmo de 1 pra 1, afinal aqui a gente gasta em dólar, mas também recebe em dólar…)

        Gás não tem. O fogão aqui é a eletricidade, então vai cair na sua conta da Hydro-Québec. Se o sistema de aquecimento do apartamento que você for pagar for a gás, provavelmente ele estará incluso no aluguel…

        Eu acho que este valor dá sim. Inclusive a gente gasta menos. Vai depender do valor que você for pagar de aluguel (é que a gente deu a sorte de encontrar um ap bem baratinho e num bairro legal).

        Os apartamentos aqui são divididos assim, em 1 1/2, 2 1/2, 3 1/2, 4 1/2…

        O número inteiro corresponde ao número de peças do seu apto. Pegando como exemplo um 4 1/2, ele tem 04 peças + 01 banheiro (1/2). Normalmente 01 sala, 01 cozinha e 2 quartos. Mas fique atento porque às vezes pode ter 02 salas no apto (uma de estar e outra de jantar, por exemplo), o que provavelmente significa 01 quarto a menos… Mas eles normalmente descrevem no anúncio quando a divisão dos cômodos é diferente do padrão… Fique atento também porque eu tenho uma amiga que mora num 3 1/2 non fermé, ou seja: sala e quarto sem separação (mas são dois cômodos diferentes, que não têm uma parede no meio, separando – não me pergunte a lógica, eu também não entendi… rsrsrsrsrs).

        Acho que isso é tudo. Pra variar, demorei pacas a responder, mas te escrevi um livro… Rsrsrsrsrs… Se tiver mais alguma dúvida, tamos por aqui! A gente demora, mas responde!!! Hehehehehe!!!

        Ah! E se no meio dessa visita a Montréal vocês resolverem dar uma passada aqui em Québec, me avisa que a gente marca de ir num parque, ou fazer alguma coisa!

        Boa sorte no processo de vocês!!! E vão mandando notícias!!!

        Um abraço!!

        Vivi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s