O Drama do Preenchimento do DCS

Publicado: 20/06/2010 em Processo
Tags:,

Pessoas!!!

Depois de muito tempo sem contar novidades no processo, aí vai: finalmente demos entrada!!! Enviamos o nosso DCS ontem, e vocês não vão acreditar quando contarmos a dificuldade que tivemos para preencher os benditos formulários.

Pra começar, quem já ouviu falar da Lei de Murphy, após algum tempo irá perceber que ela foi baseada em mim. Comigo é assim: nada pode ser fácil ou como aconteceu com os outros. Comigo é sempre na base da aventura, da emoção, porque tudo aquilo que tem uma chance mínima de dar errado…

Gente, eu nunca vi ninguém com tanta dificuldade pra preencher um troço tão fácil como esse bendito DCS. A idéia é bem simples mesmo: basta clicar nos campos a serem preenchidos e fica tudo bem. Comigo não!!! Pra começar, porque eu tenho que ser diferente, em alguns campos do formulário a fonte não se ajusta, o que deixou várias informações ilegíveis. Levei pra a Santa Lise, que me disse gentilmente que teria que estar tudo legível (meio óbvio isso, né?) e eu pensei: “Mas como diabos eu vou fazer isso????”

E é aí que começa a nossa saga. Na verdade, como sei dessas dificuldades da vida e queríamos dar entrada no mesmo dia do casamento, os formulários já estavam preenchidos há algum tempo, mas ninguém tinha notado essas “inconformidades” até o momento da impressão. Então, seguindo diversas recomendações, baixamos o FoxIt, pra poder editar o PDF. Preenchi o documento inteiro e quando salvei, apareceu uma marca enorme em vermelho que cobria muitas informações do topo da página (eu já sabia que esta informação apareceria, só não sabia que o troço era tão grande)… Tudo bem. Resolvemos preencher tudo novamente, desta vez sem salvar, pra poder imrpimir sem aquela coisa enorme… Mas não conseguimos driblar o bendito. E o pior: na impressão, os campos que estavam preenchidos apareceram TODOS em branco… Eu, que nem sou estressada, já comecei a me irritar. Nessa hora estávamos na casa dos meus sogros e mobilizamos toda a família pra tentar nos ajudar a preencher aquelas coisas de outro mundo, isso porque na tarde anterior estávamos na casa da minha mãe e eu enchi o saco de minha irmã para ela me ajudar, mas também não conseguimos. Sem sucesso, mais uma vez. DCS 1 x 0 Vivi e Alê…

Tentamos também o Adobe Acrobat Pro, que deu o mesmo problema. Preenchíamos o campo e, quando passávamos pro seguinte, apagava tudo. Era como se os campos fossem uma imagem e o texto ficasse atrás da imagem depois de digitado. Sem muitas esperanças, imprimimos os formulários em branco e preenchemos à mão, porque Lise precisava pelo menos ver se a gente tava preenchendo as informações corretamente (e nem vou contar que fizemos várias correções).

Essa luta durou cerca de 4 dias. Todos os dias eu sentava na frente do computador e ficava tentando achar uma forma de finalmente preencher o DCS. Gente, já era para termos dado entrada desde o dia do casamento… Eu já tava insana, qualquer coisa que dissessem pra mim era motivo pra eu dar um siricotico…

Após muita luta, deixarei aqui a dica pra vocês, pois não li relatos parecidos, mas acredito que outras pessoas devem ter ou tiveram a mesma dificuldade que nós, afinal de contas baixamos os formulários diretamente do site da imigração. A dica é converter o arquivo dinâmico do PDF (aquele que a gente baixa do site) em um não dinâmico (põe para imprimir em PDF) – esse é o único detalhe – e que faz toda a diferença!!! A partir daí, foi só alegria; preenchemos com o Adobe Acrobat Pro 9, facinho, facinho. Aí eu fiquei até me achando: acrescentei 01 página (porque não deu pra relatar todas as minhas experiências em uma folha só – gente eu coloquei até estágio da faculdade)!!!

Mas tudo isso foi bom, de certa forma, pra nos lembrar que as dificuldades estão só começando e que devemos encará-las com bom humor e nunca desistir. Com um pouco de insistência as coisas vão caminhando e tudo vai dar certo se não perdermos o prumo e desistirmos antes.

Acreditamos que o passo mais difícil foi dado, o que dependia mais de nós. Agora é correr atrás e seguir o planejamento, que dará tudo certo!

Bom, é isso aí! Agora é que começa a contagem regressiva!!! E boa sorte para todos nós!!!

comentários
  1. ericsobral disse:

    Preencher o DCS foi quase um drama pra mim também. Não tive esses problemas de preenchimento, mas na época eu não conheci a Santa Lise e tive que me virar como deu (e com uma grande ajuda de uma amiga que já tinha passado pelo processo antes).

    Mas pra mim é sempre mais fácil, não trabalhei em muitos lugares, não morei em muitos lugares, vou imigrar sozinho.. enfim sou a simplicidade em pessoa. Mas nem por isso as dúvidas deixaram de existir. Enviei meu DCS sem uma “avaliação profissional” e ainda bem que deu tudo certo, não fiz nada errado.

    Boa sorte e que as cartinhas, o débito no cartão e o e-mail confirmando a entrevista venham logo.

    Abraços
    Eric Sobral
    http://eunoquebec.wordpress.com

    • Vivi e Ale disse:

      É mesmo Eric, que venha logo essa comunicação, senão eu sei que vou ter um troço!!! Não conheço pessoa mais agoniada do que eu, tanto que nem quis esperar a segunda-feira para postar… Hahahahaha!!! E agora que a espera realmente começa, vamos conjugar o verbo attendre em todos os tempos verbais!!!
      E tomara que o seu processo continue andando rápido!!!

      Vivi e Alê

  2. Fábio disse:

    Aêeeeeee!! Agora é começar a preparar o dossiê, aprimorar o francês e entrar no clima de expectativa e conferir e-mails e correios todos os dias… rsrsrs! Que venha logo!!

    Precisando de algo pode ligar, e-mail, sinal de fumaça, qualquer coisa respondemos.

    Boa sorte e sucesso.

    Estaremos aqui na maior torcida. Sem vuvuzelas!!!

    Beijos e abraços…

    Fábio e Anne.

    • Vivi e Ale disse:

      Brigadão Fabio e Anne!!! Sempre bom saber que temos bons amigos com quem contar nesse processo. Acredito que a nossa maior vitória será justamente essa, vamos conquistando muitas grandes e belas amizades nesse processo, o que também vai nos ajudar muito quando estivermos pelo lado de lá!!! Saibam que também estamos aqui e precisando de qualquer coisa, é só chamar!!!

      Abração!

  3. merciquebec disse:

    Oi amigos, essa fase de preencher documentos é fogo, ne! mas agora vcs já passaram dessa…se a gente puder ajudar em alguma coisa é só avisar, ok? bjoka e q venham logo esses envelopes pardos=0)

    um ótimo domingo pra vcs. elen e cleber

    • Vivi e Ale disse:

      Elen e Cleber,
      Brigadão pela força!!! Mal podemos esperar pelos envelopes… Precisando de algo por aqui, também é só avisar, ok?? Um ótimo domingo também para vocês!!!

      Abração!

  4. Aêêêêêêêêêêê !!!

    Que bom que deu td certo no final… rsrs
    Estamos torcendo muito por vocês e esperamos que nossos processos corram em paralelo para podermos viajar juntos…

    Um grande beijo!

    Lila e Ricardo

  5. […] Por isso é que eu recomendo uma lida no blog su & je, no dicas para imigrantes e, porquê não, no picolé de acarajé… […]

  6. Johne598 disse:

    I really like your writing style, excellent info, thank you for putting up dggebeebbgdk

Deixe um comentário

