Sete passos para um emprego

Publicado: 04/01/2010 em Emprego
Tags:,

Em mais uma das minhas andanças pela internet, encontrei um artigo de Farah Kotadia, no Canadian Immigrant, bastante interessante que orienta os recém-chegados ao Canadá a encontrar um novo emprego nas terras geladas. É bastante didático e mostra um passo-a-passo do que devemos fazer antes de começar a enviar os nossos currículos desesperadamente. Como está em inglês, tomei a liberdade de colocar aqui um resumo, em português. Daí, quem tiver interesse, pode clicar aqui para ver o artigo em sua fonte original.

 

Muitas pessoas vêm ao Canadá em busca de uma vida melhor. No entanto, às vezes podem surgir obstáculos no caminho, como encontrar um novo emprego. Apesar dos imigrantes serem altamente qualificados em seus países, suas credenciais podem não ser reconhecidas no Canadá; o fato de não terem experiência canadense pode ser outra dificuldade.

Então o que um recém-chegado tem que fazer? Alguns optam por começar enviando currículos no minuto de sua chegada, sem realmente entender a situação do trabalho no Canadá. Eles por vezes acabam frustrados e desempregados. Suas chances de uma busca por emprego bem sucedida podem ser aumentadas com uma conduta estratégica, passo-a-passo.

Estes passos são:

  1. Organize-se. Garanta um número de telefone com caixa postal e acesso a um computador. Se não pode comprar um computador nesse momento, você pode criar uma conta de e-mail gratuita e usar um internet café ou uma biblioteca para ver as suas mensagens.
  2. Avalie as suas habilidades. Se você tem uma graduação no seu país de origem, descubra se é reconhecida no Canadá. Há serviços de avaliação de credenciais disponíveis e pode haver um custo atrelado a isso. Você pode considerar também obter algum treinamento adicional em uma universidade canadense. Se o seu inglês ou francês precisam melhorar, gastar algum tempo com isso também é importante, pois você não encontrará um emprego na sua área se não consegue falar a língua. Se você é médico, engenheiro ou outro profissional regido por uma ordem, terá que obter a licença antes de poder trabalhar na sua área, mas estas ordens no Canadá podem não aceitar credenciais de outros países.
  3. Pesquise. Você precisará aprender a criar um currículo, carta de apresentação e tudo o mais. Além disso, onde começar a procurar emprego? Que empresas estão contratando e para que posições? A internet é sempre uma grande fonte de informação e há muitos programas para auxiliar recém-chegados a adaptar seus currículos ao estilo canadense.
  4. Network. Conduza entrevistas informais com pessoas na sua área – isso te dará uma perspectiva e alguns novos contatos. Participar de associações, comparecer a eventos, conhecer gente nova também são extremamente importantes. Apresente-se e mantenha contato com as pessoas da sua área.
  5. Encontre um mentor. É importante encontrar alguém que possa te orientar e compartilhar informações sobre a sua indústria no Canadá. Muitas associações profissionais oferecem este tipo de programa.
  6. Seja voluntário. Uma ótima maneira de entrar no mercado de trabalho é através do voluntariado. Muitas associações confiam em voluntários para realizar diferentes tarefas. Dê uma olhada e veja o que está disponível. Isso te dará uma oportunidade de conhecer pessoas e começar o seu network, além de ganhar experiência canadense.
  7. Aplique. Envie currículos para organizações que estão contratando na sua área. Não esqueça de incluir uma carta de apresentação informando porque você seria o candidato ideal para a vaga. Continue mantendo o seu network e agendando entrevistas informais, assim você estará no caminho certo para encontrar o seu novo emprego!

Com essas dicas, acredito que já possamos sair preparados desde o Brasil e evitaremos perder tempo nas buscas… Bom, é isso… Ah! Antes que eu esqueça, Feliz Ano Novo para todos nós!!!

À Bientôt!

Anúncios
comentários
  1. Andre disse:

    sucesso da bahia! valeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s